Para que serve um hoverboard? Conheça 5 utilidades do skate elétrico

Home / Scooter Elétrica / Para que serve um hoverboard? Conheça 5 utilidades do skate elétrico

para que serve um hoverboard
26 jan, 2023

O skate elétrico já é considerado uma febre mundial entre crianças, jovens e até mesmo adultos, mas você sabe para que serve um hoverboard?

As diferentes possibilidades de uso deste equipamento, com certeza, ainda são desconhecidas por muitas pessoas.

Principalmente por aquelas que acreditam que o hoverboard não passa de um brinquedo ou dispositivo de entretenimento.

Se você é uma delas, prepare-se para se surpreender. Confira, a seguir, cinco funções do skate elétrico.

Antes de saber para que serve um hoverboard, conheça melhor este equipamento

Antes de explicarmos para que serve um hoverboard, precisamos entender o que é, de fato, este dispositivo. Então vamos lá!

Hoverboard: o que é, como funciona, preço, riscos, cuidados e mais

Em primeiro lugar, o hoverboard é um equipamento elétrico, geralmente composto por dois motores, duas rodas e uma plataforma onde os pés são posicionados um ao lado do outro.

Ele se locomove por meio de movimentos do próprio condutor, conforme falaremos detalhadamente a seguir.

Além da sua natureza portátil, o hoverboard chama atenção por sua praticidade, economia e funcionamento intuitivo.

Sem contar seu design moderno e muitas vezes até futurista e o fato de ser considerado um meio de transporte limpo.

Transportes não poluentes: quais são e por que usá-los?

Atualmente, há modelos disponíveis no mercado com motores de 250W a 800W, velocidade máxima de até 20km/h e autonomia de até duas horas ou 20km.

Como funciona o skate elétrico na prática

para que serve um hoverboard

O hoverboard se locomove a partir dos movimentos do corpo do próprio condutor

Uma das questões que mais intrigam as pessoas é como o hoverboard funciona, já que ele não conta com nenhuma base de apoio.

Conforme mencionado anteriormente, além de um par de rodas, o skate elétrico possui um conjunto de motores elétricos que são controlados a partir do movimento do próprio corpo.

Nele, também há um conjunto de sensores que são capazes de fazer a leitura da inclinação do corpo do usuário e interpretar os comandos dados por ele.

Em suma, significa que basta você inclinar levemente seu corpo para a direção desejada que o hoverboard se moverá para o mesmo sentido.

Mas como isso acontece, tendo em vista que o usuário se mantém em pé e não há nenhuma barra central para garantir sua estabilidade?

O skate elétrico também conta com um dispositivo chamado giroscópio. É ele que detecta a inclinação do corpo e indica para o motor o sentido e a velocidade adequada.

Desta forma, a plataforma fica balanceada, garantindo a estabilidade e a segurança do usuário e reduzindo o risco de queda.

Veja também: Hoverboard barato: quanto custa, onde comprar e quais cuidados tomar

Para que serve um hoverboard

Agora que você já sabe o que é e como funciona o skate elétrico, é hora de conferir para que serve um hoverboard, na prática.

Veja, a seguir, cinco utilidades comuns deste equipamento.

1. Diversão e lazer

Uma das primeiras utilidades do hoverboard foi, sem dúvidas, o entretenimento e a diversão.

Prova disso é que, até um tempo atrás, muitos shoppings até tinham pistas de hoverboard para a galera treinar e brincar.

Inclusive, vale um adendo: para quem não sabe, a história do skate está diretamente relacionada com a prática do surfe.

Enquanto as pranchas eram usadas para surfar no mar, os shapes com rodinhas surgiram para permitir que a rapaziada também conseguisse “surfar” no asfalto.

O equipamento fez tanto sucesso que se modernizou e, hoje, conta com motores elétricos que oferecem total controle da máquina, ampliando ainda mais sua utilização.

Hoje, muitas pessoas utilizam o hoverboard em passeios pela cidade, para se conectar à natureza e ter um tempo ao ar livre.

Não é à toa que muitos modelos possuem função bluetooh e caixa de som interna, que permite conectar o hoverboard ao smartphone e tocar as músicas preferidas durante o passeio.

E isso vale até para o período da noite, já que há hoverboards com luzes de LED frontais, laterais e/ou traseiras.

8 modelos que estão na lista de melhor hoverboard

2. Brincadeira tecnológica

para que serve um hoverboard

O hoverboard é, inclusive, uma forma de proporcionar tempo ao ar livre para a criançada, principalmente longe das telas e eletrônicos

O hoverboard também funciona como um dispositivo de entretenimento ou até mesmo um brinquedo tecnológico entre a criançada.

Não é à toa que o equipamento virou febre entre os pequenos.

6 coisas que você precisa saber sobre o hoverboard infantil

Todavia, é importante destacar que, segundo o Inmetro, o equipamento não é considerado um brinquedo, já que pode ultrapassar a velocidade máxima de 8km/h.

Portanto, todo cuidado é pouco antes de colocar um equipamento desses nos pés de uma criança. Inclusive porque podem oferecer alguns riscos para a segurança dos pequenos.

Hoverboard é perigoso? Conheça os riscos deste skate elétrico

A começar pela escolha do modelo adequado. Hoje em dia, existem opções exclusivamente voltadas para o público infantil que atingem baixas velocidades.

Além do mais, grande parte dos hoverboards não são indicados para pessoas com menos de 40kg.

Isso porque a pressão exercida pelo corpo nos eixos do equipamento é necessária para o funcionamento do skate elétrico.

Sem contar que muitos modelos não são recomendados para menores de 12 ou até 14 anos de idade.

3. Para que serve um hoverboard? Facilitar o deslocamento diário

Sabe aquela ida rápida até a farmácia, supermercado ou padaria do bairro que muitas vezes a gente utiliza o carro sem a mínima necessidade?

O hoverboard também tem se apresentado como um rápido e prático meio de locomoção para pequenos deslocamentos.

Como escolher hoverboard: 11 aspectos para observar

Neste caso, a recomendação é apenas evitar vias irregulares e terrenos íngremes, como ladeiras, para reduzir o risco de acidentes.

Em contrapartida, já existem alguns modelos no mercado, com rodas maiores, que possuem uma boa performance em terrenos irregulares e até na terra.

E vamos ainda mais longe. Se o seu trabalho ou faculdade fica numa distância de até 15km da sua casa, o hoverboard também pode ser um meio de transporte alternativo para se chegar nesses locais.

Isso considerando que grande parte dos modelos contam com autonomia de 15 a 20km e levam de duas a quatro horas para recarregar a bateria.

Baterias elétricas: o futuro da mobilidade sustentável e econômica

Ou seja, dá para se locomover até o local de destino em uma distância de 10 a 17km/h, recarregar a bateria e voltar para a casa utilizando apenas o hoverboard.

4. Transporte multimodal

O hoverboard também é muito útil para quem costuma andar a pé uma parte do seu trajeto diário até a faculdade ou trabalho.

Ou até mesmo para quem precisa pegar um ônibus apenas para encurtar a distância até a estação do metrô mais próxima, por exemplo.

Como se trata de um equipamento leve e de natureza portátil, é muito comum vermos pessoas carregando o hoverboard para os mais diferentes locais, inclusive dentro de ônibus, metrô, etc.

E, assim, garantindo mais facilidade e agilidade em seus deslocamentos.

Não é à toa que muitos modelos já dispõem de alça e capa, a fim de facilitar o transporte.

5. Exercitar o corpo

para que serve um hoverboard

O hoverboard pode ser utilizado até mesmo para exercícios físicos

E por último, mas não menos importante, o hoverboard ainda pode ser adotado nos treinos para exercitar diferentes partes do corpo.

Apesar de ainda ser uma função pouco conhecida, muitas pessoas já vêm adotando o skate elétrico para se exercitar sem precisar sair de casa.

E a grande vantagem é que você sequer precisa saber andar no hoverboard.

Hoverboard para quem faz academia: descubra como usá-lo nos treinos

Isso porque os exercícios mais conhecidos são todos feitos no chão e ajudam a fortalecer o core, os músculos inferiores e até mesmo os superiores.

Não podemos deixar de citar também que o hoverboard ainda é um excelente exercício para treinar o equilíbrio e a concentração.

Agora que você sabe para que serve um hoverboard, conta pra gente: você fazia ideia de todas essas serventias? Qual mais te chamou atenção?

Thiago Queiroz

  • 26.01.2023

Você também vai gostar de ler