Baterias elétricas: o futuro da mobilidade sustentável e econômica

Baterias elétricas: dúvidas, preço e vantagens -  conheça

08.11.2021 | Por: administrador

Voltar

Até 2030, quase metade dos veículos terão motor elétrico. Saiba como funcionam as baterias elétricas e suas vantagens.

Tempo de leitura: 5 minutos

A transição para uma mobilidade elétrica – mais econômica e sustentável – está mais próxima do que a gente imagina, até mesmo por uma questão de sobrevivência. As baterias elétricas são o coração desses veículos, mas nem todo mundo conhece bem as suas características.

Porém, em um médio prazo as baterias convencionais dos veículos à combustão deixarão de existir, dando espaço às baterias elétricas de lítio.

E se você já está pensando em comprar um veículo elétrico, mais do que importante, é necessário que você conheça sobre as baterias elétricas. Afinal, como ainda não são comuns na nossa realidade, é natural que se tenha muitas dúvidas a respeito.

Neste artigo, você vai conhecer as suas características e as principais dúvidas que as pessoas costumam ter sobre baterias de lítio.

Continue na leitura e descubra!

Como funcionam as baterias elétricas

Não tem muito segredo, as baterias são a fonte de energia que alimenta o motor e fazem o veículo andar. 

Diferentemente das baterias convencionais que se utilizam da queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, as baterias elétricas funcionam por meio de eletricidade.

Sendo assim, ao descarregar, ela é recarregada usando a energia na tomada de parede da sua casa ou um carregador próprio para isso.

Assim como você faz com o seu celular! Prático, não é?!

Baterias de lítio: a mais usada em veículos elétricos

O tipo mais comum de bateria utilizada em veículos elétricos é a bateria de íons de lítio, que, inclusive, é a mesma utilizada nos celulares, por isso não é totalmente desconhecida.

As baterias elétricas de lítio possuem diversas particularidades e vantagens em relação às de chumbo, conforme a tabela abaixo:

 

Baterias de lítio Baterias de chumbo
Densidade energética (Wh/Kg) 100 -300  30 -40
Densidade de Potência

(W/kg)

1000 – 5000 180
Ciclo de vida 5000 – 15000 500 – 800
Eficiência de carga e descarga 95 – 99% 70 – 92%
Taxa de descarga própria 1 – 5% / mês 3 – 20% / mês
Tolerância à sobrecarga Baixa Alta
Manutenção Sem necessidade 3 – 6 meses
Tempo de carga rápida 1 hora ou menos 8 – 16 horas

Além disso, elas não sofrem o famoso efeito de memória e podem ser carregadas antes de serem descarregadas completamente. 

Diferentemente dos celulares em que a indicação é deixá-lo descarregar totalmente para então conectar o carregador. 

As baterias de lítio ainda possuem uma densidade peso/potência e eficiência energética altas, o que não a compromete em altas temperaturas. Além do que, a maioria das peças das baterias elétricas de lítio são recicláveis, por isso são ótimas opções para o meio ambiente.

Veja: scooter elétrica pode molhar?

Cuidados com as baterias elétricas

Alguns cuidados são necessários para prolongar a vida útil da bateria e a sua eficiência. Por isso, separamos algumas dúvidas comuns em relação às baterias elétricas.

1 – Posso deixar carregando após atingir 100% de carga?

Pode sim. É comum ouvirmos que isso “vicia” a bateria, mas não é verdade. As baterias elétricas possuem uma tecnologia que mantém uma comunicação entre a bateria e o carregador. Após atingir os 100% de carga, a bateria emite um sinal ao carregador que paralisa a carga e entra em modo “flutuante”.

2 – O que fazer com a bateria se eu passar alguns meses fora?

Dê uma carga completa e guarde-a. Evite locais úmidos, expostos e proteja da maresia, caso você more no litoral.

3 – Posso carregar antes da bateria zerar?

Sim! Para as baterias elétricas, o ideal é carregá-las com 20% de carga. 

4- A autonomia do meu veículo será maior se eu deixar a bateria “respirar”?

Sim! Utilizar o veículo por períodos contínuos diminui a autonomia da bateria. Quando você deixa a bateria repousar ela recupera cargas e renova sua capacidade.

Preço das baterias elétricas

Uma objeção muito comum da maioria das pessoas é em relação ao preço das baterias elétricas. 

O preço de uma bateria elétrica é determinado por sua capacidade de armazenamento, dada em quilowatts-hora (kWh), que define a autonomia e o nível de potência do motor que fornece. Quanto mais, mais cara.

De fato, no passado, esse preço poderia representar mais da metade do custo de produção do veículo todo, mas com o desenvolvimento do mercado de elétricos esse valor tem diminuído consideravelmente.

Só para se ter uma ideia, o preço deste tipo de baterias passou de 1.100 dólares por quilowatt/hora (kWh) em 2010 para 156 dólares em 2019 (-87 %) e espera-se que em 2024 seja inferior a 100 dólares.

Por isso, não há que considerar o preço da bateria elétrica como um limitador, frente aos importantes benefícios da mobilidade elétrica.

Veja mais: 6 motivos para comprar uma scooter elétrica

Veículos elétricos são o futuro da mobilidade sustentável

Gráfico que mostra a evolução do mercado de veículos elétricos

A transição para uma mobilidade sustentável bate à porta. Estima-se que em 2040, 47% dos veículos já terão motor elétrico, segundo dados da organização Bloomberg New Energy Finance. 

Hoje, a micromobilidade já é realidade em muitos centros urbanos, como alternativa sustentável e econômica para pequenas distâncias.

Mas o fato é que mesmo para distâncias maiores, os veículos elétricos, como as scooters, já estão alcançando novos espaços e fazendo parte de escolhas conscientes.

COP 26: o que a conferência do clima nos ensina sobre novos hábitos
Scooter elétrica pode andar em rodovia?

Venha conosco e faça sua parte para um mundo mais sustentável e com mais qualidade de vida. Conheça nossos modelos de scooter elétrica!

Confira também outros artigos do nosso blog:

As 7 maiores dúvidas sobre scooter elétrica
Por que ter uma scooter elétrica em 2022

Posts Relacionados

onde pode andar com moto elétrica
  • Data: 02.07.2022
  • Por: Por: administrador

Onde pode andar com moto elétrica? Descubra!

Rodovia, ciclovia, vias de trânsito rápido, ciclofaixa? Afinal, onde pode andar com moto elétrica? E também com scooter elétrica? É o que você descubrirá neste artigo.

Saiba Mais