Descubra qual é a velocidade de uma moto elétrica

Home / Scooter Elétrica / Descubra qual é a velocidade de uma moto elétrica

velocidade de uma moto elétrica
22 dez, 2022

Você sabe qual é a velocidade de uma moto elétrica? Este é um dos principais questionamentos relacionados a este veículo, que tem caído cada vez mais no gosto dos brasileiros.

Mesmo assim, ainda há muita confusão sobre o assunto. Como, por exemplo, aquela falsa crença de que as motos elétricas não passam de 50km/h ou que não podem ser utilizadas na estrada.

Neste artigo, mais do que descobrir qual é a velocidade máxima que uma moto elétrica é capaz de atingir, você irá entender quais fatores influenciam neste quesito, como funciona o motor elétrico e o quão verdadeiramente potente ele é. Preparado (a)?

Muito além da velocidade de uma moto elétrica

Mas antes de falarmos em números, é importante entender como funciona a moto elétrica na prática.

Ao contrário da moto convencional, que conta com motor à combustão interna e tanque, a moto elétrica possui, como o próprio nome diz, motor elétrico e bateria, geralmente de íon-lítio ou chumbo.

Isso significa que, ao invés de parar no posto de combustíveis para abastecer, você precisará apenas recarregar a bateria.

Moto elétrica: uma alternativa para fugir da alta do combustível

E uma das grandes facilidades é que isso pode ser feito em qualquer local com eletricidade, ou seja, inclusive na sua própria casa ou trabalho.

Além desta vantagem, outro benefício que costuma chamar atenção é a economia financeira resultante desta troca do combustível por eletricidade.

E, ainda, de sua baixa manutenção, já que a moto elétrica possui bem menos partes móveis para estragar.

Como funciona a manutenção em moto elétrica?

Sem contar o fato de não queimar combustível e, consequentemente, não emitir poluentes locais.

Por outro lado, apesar de todas essas vantagens, não se pode negar que as motos elétricas costumam ser menos velozes do que as motos convencionais.

Mas isso não é uma regra, conforme veremos mais adiante.

Veja também: Descubra a diferença entre moto elétrica, scooter elétrica e bicicleta elétrica

Silenciosas, mas potentes

Uma das principais características da moto elétrica é que ela é significativamente mais silenciosa do que o modelo convencional.

Para alguns, isso é visto como desvantagem, afinal, as motos mais velozes emitem aquele marcante sinal sonoro da aceleração, não é mesmo?

Mas ao contrário do que muitos pensam, a discrição da moto elétrica não é sinônimo de fragilidade.

Longe disso! Se consideramos peso e volume comparados à força produzida, a verdade é que as motos elétricas são bem potentes.

Isso porque elas têm um maior potencial para entrega da aceleração, ou seja, “são mais ariscas”, popularmente falando.

A Harley Davidson Live Wire, por exemplo, chega a fazer de 0 a 97km/h em apenas três segundos.

O problema é que a moto elétrica é limitada no quesito bateria. Como são grandes e pesadas, acaba que sua autonomia também fica comprometida.

Descubra a velocidade de uma moto elétrica

velocidade de uma moto elétrica

A velocidade de uma moto elétrica no Brasil, hoje, costuma variar de 50km/h a 120km/h

Agora sim, respondendo a tão famosa pergunta, a velocidade de uma moto elétrica, segundo a limitação legal, é de 50km/h, no Brasil.

Isso significa que esta é a velocidade máxima que uma moto elétrica pode atingir? Nem sempre.

No caso dos modelos SE3, SE1s e SE2 da Shineray, por exemplo, esta é sim uma verdade, já que seu limite de velocidade é de até 50km/h.

Por outro lado, essas são as três motos elétricas mais baratas do Brasil. Portanto, podemos dizer que este é apenas um patamar inicial.

Quando nos referimos a Voltz EV1 Sport, por exemplo, a velocidade máxima já passa a ser de 75km/h.

E não para por aí. Há modelos de moto elétrica que chegam a 100km/h, 120km/h, 140km/h e até mais. No geral, quanto mais cara, mais veloz.

Moto elétrica barata: 5 modelos e preços em 2022

A moto elétrica mais veloz do Brasil e do mercado

Mas quando nos referimos ao mercado atual, podemos dizer que a velocidade de uma moto elétrica no Brasil pode chegar a 120km/h.

Esta é a velocidade máxima que a moto elétrica mais veloz do país, a EVS Street da Voltz, pode atingir. Este modelo, inclusive, pode ir de 0 a 60km/h em apenas seis segundos.

Já quando falamos a nível mundial, a LS-218 da Lightning Motorcycles por muito tempo foi considerada a moto elétrica mais rápida do mundo, com sua velocidade máxima de 350km/h.

Entretanto, neste ano de 2022, a marca anunciou que irá lançar uma nova versão da Strike que promete alcançar recorde de velocidade: 402km/h.

Enquanto o modelo lançado em 2019 atingia uma velocidade entre 210 e 240km/h, a ideia é que esta nova versão ganhe carenagem Bonneville e novos inversor e bateria, capazes de garantir um desempenho superior.

Velocidade x Autonomia

Agora que você já descobriu a velocidade de uma moto elétrica no Brasil e no mundo, é importante ter em mente que não é só isso que conta.

A autonomia dos modelos elétricos também é um critério que merece muita atenção, ou seja, a distância que o veículo consegue percorrer com uma única carga da bateria.

Os modelos da Shineray mencionados anteriormente, por exemplo, apesar de atingirem velocidade máxima de 50km/h, não têm a mesma autonomia.

Enquanto a SE1s e a SE2 podem percorrer 60km com uma única carga, a SE3 já pode chegar a 80km.

Já a EV1 Sport da Voltz tem autonomia de 100km com uma única bateria ou de até 180km se o condutor optar por utilizar duas baterias simultâneas.

Até mesmo a EVS Street da Voltz, que é considerada a moto elétrica mais rápida do Brasil, tem autonomia limitada a uma distância entre 120 e 180km.

Autonomia da scooter elétrica: confira a ficha técnica de 5 modelos

É por isso que algumas pessoas costumam dizer que as motos elétricas não são uma boa opção para quem gosta de pegar estrada: por conta do pouco espaço para a bateria e, consequentemente, sua baixa duração.

Neste caso, uma alternativa seria investir em baterias extras para serem carregadas durante a viagem.

Agora conta pra gente: você já sabia qual era a velocidade de uma moto elétrica e o quão potente ela é, de fato?

Posts recentes

Acessórios para scooter elétrica: tudo o que você precisa

Acessórios para scooter elétrica: tudo o que você precisa

fevereiro 21, 2024
Scooter por assinatura: conheça esta modalidade

Scooter elétrica por assinatura: conheça este modelo

fevereiro 20, 2024
Bicicleta elétrica em Goiânia: 10 motivos para ter a sua

Bicicleta elétrica em Goiânia: 10 motivos para ter a sua

janeiro 09, 2024

Tags

Você também vai gostar de ler