Scooter elétrica pode molhar? Verdade ou mentira; descubra

Scooter elétrica pode molhar: Verdade ou mentira? Descubra

18.10.2021 | Por: administrador

Voltar

É verdade que a scooter elétrica pode molhar, mas é preciso ficar atento em algumas dicas para não estragar a sua moto. Confira!

Se você nunca pegou um trânsito com chuva e ruas alagadas provavelmente você não mora no Brasil. E é pensando nesse perrengue que muita gente que tá a fim de trocar o carro pela moto elétrica quer saber: afinal, a scooter elétrica pode molhar?

Em tempos de combustível nas alturas e sem expectativas para redução no preço da gasolina, migrar para os veículos elétricos tem sido uma alternativa viável.

Como economizar combustível: 7 dicas que você não usa + bônus
O que faz o carro gastar mais combustível? 8 hábitos comuns

Além da economia, as motos elétricas oferecem ainda uma série de vantagens em relação às convencionais, que se você ainda não sabe, vale muito a pena dar uma olhada neste artigo que fizemos sobre os 6 principais motivos para você ter a sua motoquinha!

Voltando à dúvida:

A verdade é que a scooter elétrica pode molhar sim, mas são necessários alguns cuidados. 

Então, se você mora em uma região com chuvas frequentes ou já se imagina lavando a sua scooter, continue na leitura deste post e entenda sobre o que você precisa saber para não danificar a sua motoneta.

Boa leitura!

Scooter elétrica pode molhar na chuva?

A forma mais fácil para você assimilar essa resposta, é pensando sobre um celular resistente à água.

Sabe aqueles aparelhos que podem tomar chuva e até ficarem submersos por um determinado tempo e profundidade?

Pois é, eles, como o próprio nome diz, são resistentes à água e conseguem manter o pleno funcionamento mesmo depois de molhados.

Mas, se por algum descuido, você exceder o tempo ou a quantidade de água que entrou em contato com o aparelho, é provável que ele estrague, e aí não há arroz que dê jeito. É prejuízo na certa.

As scooters elétricas são como os celulares resistentes. RE-SIS-TEN-TES, não à prova d’água, entende? Podem andar na chuva sim, mas é preciso ter cautela. Mesmo sabendo que seu celular aguenta, você o deixaria submerso por muito tempo em uma piscina?

Cuidados com a scooter elétrica na chuva

Como você já viu, a scooter elétrica pode molhar, mas é recomendado que você evite passar com a sua moto por lugares muito alagados.

O ideal é que a água nem chegue à metade da sua roda, ficando apenas no nível do pneu mesmo, isso porque na roda existem entradas que dão acesso ao motor e à bateria, por isso, enfrentar uma rua alagada ou uma poça pode danificar o funcionamento.

Nesses casos, é melhor aguardar um pouco e sair com a sua scooter quando a chuva amenizar.

Além disso, outra dica importante é sempre secar a sua moto assim que não for mais utilizá-la. A sujeira impregnada após tomar chuva pode causar problemas a longo prazo.

Portanto, se a sua dúvida principal era essa, já está respondida. Agora se você quiser saber a resposta para outras dúvidas frequentes, acesse o post sobre as 7 maiores dúvidas sobre scooter elétrica aqui no blog.

Como lavar a scooter elétrica

Bom se a scooter elétrica pode molhar na chuva ela também pode ser lavada, correto?

Sim! Inclusive é recomendado que você a mantenha sempre limpa para que a sujeira não danifique alguma peça. 

Veja algumas dicas para lavar corretamente a sua sccoter:

  • Sempre lave a sua scooter com o motor frio;
  • Não utilize equipamentos de alta pressão;
  • Jogue água somente na parte externa evitando os acessos e entradas;
  • Use um pano de microfibra ou uma flanela;
  • Use detergente ou xampu neutro para não danificar a pintura;
  • Não use sabão em pó, álcool ou alvejantes;
  • Seque bastante, principalmente na região do motor e bateria;
  • Não use o “pretinho” no pneu, pois o produto pode retirar a aderência do pneu.

Seguindo todos esses cuidados, você mantém bem conservada a sua scooter e dificilmente terá problemas futuros.

Veja também: Scooter elétrica vale mesmo a pena? Veja prós e contras

Outras dicas de conservação para a sua moto elétrica

Um veículo elétrico requer cuidados especiais. Obviamente, são mais sensíveis e susceptíveis a danos diversos, muito embora todas as vantagens que eles propiciam valem a atenção de que necessitam.

Sendo assim, separamos 3 dicas simples para você conservar a sua moto elétrica praticamente nova por bastante tempo.

Veja só!

1 – Proteja sua scooter elétrica da forte exposição ao sol

Ninguém aqui está falando para você não deixar a moto ao sol, claro que se você está andando, ela está apanhando sol. Mas não é recomendado que você a exponha aos raios solares, que a deixe estacionada por muito tempo, ou que a guarde em uma garagem descoberta, por exemplo.

É preferível que você guarde seu scooter em local fechado e seco e, se possível, com um capa para proteger da poeira.

Isso porque o calor em excesso não faz bem para as baterias de veículos elétricos, que envelhecem e perdem a capacidade de manter a carga por mais tempo.

2 – Cuidado com a maresia

Quem mora no litoral sabe que a maresia é uma verdadeira inimiga de produtos elétricos. Então, se você mora na praia, mantenha sua scooter sempre encapada e faça a manutenção com anticorrosivos para auxiliar na conservação do equipamento.

3 – Seque a sua scooter sempre que tomar chuva

Você viu que, após lavar a sua scooter, você deve também secá-la, mas essa dica vale também para os dias em que você tomou chuva com ela.

Não a deixe secar sozinha aguardando a próxima lavagem. Sempre que tomar uma chuva, mesmo que você não vá lavá-la em seguida, passe uma flanela seca enxugando a sua scooter antes de guardá-la. 

Neste post você viu que a scooter elétrica pode molhar e que, seguindo pequenos cuidados, você consegue manter a sua moto elétrica bem conservada por muito e muito tempo. 

Mas se você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre os modelos disponíveis, entre em contato agora mesmo.

Que tal conhecer mais sobre as scooter elétricas? Veja estes artigos:

Autonomia da scooter elétrica: confira a ficha técnica de 5 modelos
A fim de uma scooter 2000 w? Veja características desse modelo

 

Posts Relacionados

onde pode andar com moto elétrica
  • Data: 02.07.2022
  • Por: Por: administrador

Onde pode andar com moto elétrica? Descubra!

Rodovia, ciclovia, vias de trânsito rápido, ciclofaixa? Afinal, onde pode andar com moto elétrica? E também com scooter elétrica? É o que você descubrirá neste artigo.

Saiba Mais