O que faz o carro gastar mais combustível? 8 hábitos comuns

O que faz o carro gastar mais combustível: 7 hábitos comuns

14.10.2021 | Por: administrador

Voltar

Veja se você tem algum destes hábitos e comece a mudar. O que faz o carro gastar mais combustível pode ser a forma como você dirige.

Se você não liga a mínima para o preço da gasolina nem quer saber o que faz o carro gastar mais combustível, não precisa continuar lendo este texto.

Agora, se algum dia você já se perguntou por que o caro daquele seu amigo ou parente, que é o mesmo modelo seu, consegue uma média de consumo bem melhor que a sua, então este post é todinho seu.

É claro que o que faz o carro gastar mais combustível tem a ver com diversos fatores, como modelo, versão e ano do automóvel, mas existem pequenos hábitos que, certamente você faz no dia a dia, que não ajudam a economizar combustível.

Portanto, se o seu veículo não está no time dos beberrões e nem com algum problema aparente que possa prejudicar a sua eficiência energética, saiba que o defeito pode estar então na pecinha: você! =)

Sendo assim, preparamos esta lista com 8 possíveis hábitos que você anda aprontando que faz seu carro gastar mais combustível e seu bolso mais dinheiro.

Acelera e vem com a gente! Ops, só vem com a gente mesmo! =)

Como economizar combustível: 7 dicas que você não deve usar + bônus

O que faz o carro gastar mais combustível: veja se você tem algum hábito

1 – Fazer trajetos curtos

O que? Mas não é exatamente ao contrário? Quanto menos eu rodo, menos eu gasto?

Sabe aquela padaria que fica ali no bairro vizinho do seu e que você adora o pãozinho de lá? Ela pode estar fazendo o seu carro gastar mais combustível, toda vez que você, com preguiça, decide ir de carro até ela.

Isso porque trajetos curtos, de até 5km, por exemplo, demanda frequentes arrancadas e paradas que, por sua vez, exigem do motor. 

Imagine que você vai de 3 a 4 vezes nesta padaria, passe por algum semáforo, algum “Pare”, que fique procurando estacionamento, o quanto isso não vai custar algumas boas gotas do seu combustível?!

Portanto, se você quer economizar combustível, comece a fazer trajetos curtos a pé ou de bicicleta. 

Além disso, outra dica é você organizar uma rota de acordo com a localização dos lugares que você precisa ir e estacionar em um lugar que dê para você transitar a pé em todos eles. 

Assim, você evita os vários deslocamentos curtos que faz o carro gastar mais combustível.

E outra dica melhor ainda para trajetos curtos é fazê-los com a sua scooter elétrica.

A autonomia das scooters é ideal para isso, além de serem econômicas, pois não utilizam combustíveis fósseis para o seu funcionamento.

Veja também: 6 motivos para comprar uma scooter o mais rápido possível

2 – Não manter distância do veículo da frente

Se você gosta de Fórmula 1, já deve saber que andar colado no carro da frente diminui o atrito com o ar e faz economizar combustível.

Mas duas coisas são importantes aqui: 

Um é que você não tem um carro de Fórmula 1, dois é que você também não está em uma pista de corrida.

Ou seja, o seu carro é um carro comum e vai gastar mais combustível toda vez que você ficar colado na “bunda” do outro carro, pois a todo momento você vai precisar frear bruscamente e retomar a velocidade.

Portanto, procure manter uma distância razoável – que você consiga visualizar as rodas de trás do veículo da frente. Assim, você também mantém uma velocidade constante e economiza combustível.

3- Dirigir com vidros abertos

Tudo bem que ligar o ar-condicionado no máximo faz o carro gastar mais combustível, mas dirigir com os vidros abertos na estrada também.

Isso por causa do atrito com o ar que acaba exigindo mais do motor. Por isso, em alta velocidade, deixe os vidros fechados e o ar-condicionado funcionando moderado.

Veja mais: Scooter elétrica pode andar na rodovia?

4- Usar o ar-condicionado no máximo

Ligar o ar-condicionado no modo turbo com a cabine ainda quente faz com que o carro gaste mais combustível.

Muitas vezes fazemos isso para amenizar logo o calor, mas não é o ideal. Em vez disso, tente circular com os vidros abertos até que o veículo se esfrie um pouco, só então ligue o termostato em uma temperatura moderada.

Isso vale também para quem anda com o ar ligado e as janelas abertas. Escolha um! Os dois não dá!

5 – Pneus descalibrados

Seja pela correria do tempo, preguiça ou até mesmo por desconhecimento, é comum que muitos motoristas circulem com os pneus descalibrados.

Pneus com a calibragem abaixo do recomendado exercem mais resistência ao rolarem na pista, o que acaba exigindo mais força para se movimentarem e, consequentemente, gastando mais combustível.

Pense nos R$ 7 de gasolina sempre que “deixar para depois” aquela passadinha no posto para calibrar os pneus.

6 – Frenagens bruscas

Ali em cima, falamos que andar colado no carro da frente faz com que estejamos o tempo todo freando bruscamente e arrancando.

As frenagens bruscas são também um hábito que muita gente tem ao dirigir e que faz o carro gastar mais combustível.

Isso vale para as frenagens não só quando atrás de outro carro, mas no trânsito, no semáforo vermelho, nas curvas.

Sabe aquele motorista que está vendo o semáforo amarelo e, mesmo assim, acelera e depois tem de frear bruscamente quando o sinal fecha? Não seja ela, se você quer economizar o seu combustível.

7 – Arrancadas bruscas

A mesma teoria do item anterior vale aqui também. Toda vez que você arranca, você faz o carro gastar mais combustível.

Deixe para pisar suavemente quando o semáforo abrir, por exemplo. Além de economizar, você ainda não vai levar a fama de “emocionado” no trânsito. 😉

8- Bagageiro no teto

Se você tem um bagageiro no teto para levar pranchas, bike ou malas, lembre-se de retirá-lo sempre que não estiver usando.

Com o bagageiro lá, toda a aerodinâmica é afetada por causa do atrito com o ar, o que faz o carro gastar mais combustível.

E você? Tem algum desses hábitos ou já faz a sua parte para economizar combustível?

Espero que você tenha curtido o nosso post e que, a partir de agora, reveja alguns hábitos.

E agora que você viu sobre o que faz um carro gastar mais combustível, que tal saber os hábitos que você precisa ter para economizar?

Além disso, dá uma olhada nestes posts aqui. Você pode gostar deles também:

Moto elétrica precisa de CNH? O que mudou com o novo código
As 7 maiores dúvidas sobre scooter elétrica.

 

Posts Relacionados

onde pode andar com moto elétrica
  • Data: 02.07.2022
  • Por: Por: administrador

Onde pode andar com moto elétrica? Descubra!

Rodovia, ciclovia, vias de trânsito rápido, ciclofaixa? Afinal, onde pode andar com moto elétrica? E também com scooter elétrica? É o que você descubrirá neste artigo.

Saiba Mais