Como economizar combustível: 7 dicas que você não usa + bônus

Como economizar combustível: 7 dicas que você não usa + bônus

14.10.2021 | Por: administrador

Voltar

Quase todo mundo sabe, mas deixa de fazer. Veja 7 hábitos para economizar combustível + dica bônus.

Em tempos de gasolina a R$ 7, quem sabe como economizar combustível é rei! O trocadilho foi infame, mas faz todo sentido. E já que estamos na onda dos ditados populares, quem nunca quis quebrar uma bomba de gasolina, que atire a primeira pedra (pode ser, inclusive na própria bomba).

E o pior é que se antes, a gente tinha “para onde correr” abastecendo com etanol ou diesel, agora não temos mais. Você pode correr até da sua cidade, mudar de estado que não vai adiantar.

A alta nos preços da gasolina e etanol (de tudo, né?) não para. E para você que está aí querendo se enforcar com a mangueira da bomba restam apenas duas alternativas: 

Apelar para Nossa Senhora do Tanque Cheio e acompanhar as nossas dicas de como economizar combustível sem deixar de comer. rsrs

Brincadeiras à parte, mas é sobre isso o nosso post de hoje. 

Faça a sua prece e vamos ao que interessa, afinal Nossa Senhora pode até ajudar, mas precisamos fazer a nossa parte e economizar o tão precioso combustível.

Confira!

1 – Como economizar combustível: não andando na “banguela”

Ninguém naquela pista looonga, o que você faz? (ou já fez com toda certeza): joga no ponto morto né, meu filho?

A primeira dica parece contraditória, afinal já é tão difundida a informação de andar na famosa “banguela” ajuda a economizar combustível que fica até difícil deixar de acreditar. Afinal, seu pai e até seu avô já te falavam isso, não é?

Mas a verdade é que deixar o carro no ponto morto é tática do passado de veículos carburados. Hoje, com a injeção eletrônica, se o veículo está em movimento, engrenado e sem acelerar, o próprio sistema de marchas manterá o motor funcionando e o fluxo de combustível será cortado.

Ou seja, não precisa deixar na banguela acreditando que assim vai economizar combustível.

Além disso, com o carro engrenado, o freio-motor estará operante, o que significa mais segurança para você, caso precise frear bruscamente.

2 –  Troque as marchas corretamente para economizar combustível

Tem dois tipos de motoristas: aqueles que esticam demais a passagem da marcha e aqueles que esticam “de menos”.

Adivinha qual é o melhor para economizar combustível? Nenhum!

Isso porque a passagem das marchas deve obedecer a um tempo ideal. Em alguns carros, por exemplo, existe a luz indicadora de troca de marcha, que acende sempre que está na hora da mudança.

Mas se o seu carro não tem esse sistema, você consegue atingir um intervalo ideal de troca mantendo a rotação entre 1500 rpm a 2000 rpm. 

Sendo assim, fique sempre de olho no conta-giro no seu painel para evitar ultrapassar o tempo ou fazer a troca muito antes, o que vai exigir uma força maior no acelerador.

Carros com câmbio automático, a boa notícia é que a caixa já faz essa mudança de marchas dentro deste intervalo de melhor consumo do motor.

3 – Saia de casa com antecedência

Se você quer deixar de visitar o posto de gasolina com tanta frequência a dica para economizar combustível é sair de casa com antecedência.

É isso mesmo! Dirigir com pressa vai fazer com que você acelere mais e, consequentemente, gasta mais combustível.

Portanto, não seja emocionado e acelere com moderação, use até 20% do curso do pedal. É suficiente!

4 –  Como economizar combustível: use o ar-condicionado com inteligência

sistema de  ar condicionado de carr ligado no modo máximo

Em pleno verão brasileiro, pedir para andar sem ar-condicionado é quase que atestar um óbito. Mas não se preocupe, nas nossas dicas sobre como economizar combustível, ainda não listamos ser cozido no vapor em troca de gotas de gasolina.

Ar-condicionado é um recurso extremamente útil em nosso país e o seu bolso ficará agradecido se você utilizá-lo corretamente. #gratidão

A orientação é deixar o ar livre circular em um primeiro momento, para que você não tenha que acionar o seu ar-condicionado no modo turbo e com a cabine pegando fogo. Isso fará você gastar mais combustível.

Então, quando a temperatura interna estiver um pouco menos quente, você aciona o ar no modo mais forte (temperatura baixa – nível 3), espera ficar agradável, o que vai ser mais rápido do que se você tivesse ligado o “turbo” com a cabine ainda pegando fogo, e, em seguida, aumente um pouco o termostato e ponha a velocidade do ar em nível 1 ou 2, com a circulação aberta. 

Em carros onde este controle é automático é ainda mais fácil, pois basta você selecionar o modo “auto” que o próprio dispositivo reconhece que a temperatura ideal foi alcançada e a regula sozinho.

5 – Mantenha os pneus calibrados

Você já deve saber, mas não custa reforçar: pneu vazio aumenta o consumo de combustível.

Isso porque rodar com os pneus abaixo das libras recomendadas faz aumentar a força do motor, logo, o gasto de combustível. 

Você sabia, por exemplo, que o consumo aumenta em 2% a cada 3 libras abaixo da especificação indicada? 

Por isso, siga rigorosamente as instruções de calibragem dos pneus para o modelo do seu veículo. É rápido, simples e, mais uma vez, o bolso agradece. 

Veja também: Scooter elétrica pode andar na rodovia? 

6 – Evite o excesso de peso

Se você é daquelas pessoas que carregam toda a muamba dentro do carro, procure repensar essa prática. 

Afinal, se o seu objetivo aqui é saber como economizar combustível, saiba que andar com sobrepeso no carro vai, justamente, fazer você gastar mais.

Todo o excesso de peso influenciará diretamente na eficiência veicular, pois, quanto mais pesado, mais força o carro terá de fazer para andar, impactando na aceleração e na retomada da velocidade.

Imagine um carro que sempre está carregado tendo que acelerar e frear várias vezes no trânsito? Imagine o esforço disso? 

Não precisa nem imaginar o gasto disso, não é mesmo?

7 – Faça a manutenção regular do seu carro

Muita coisa influencia na vida útil do seu veículo e na economia de combustível. Hábitos diários, como os que citamos aqui, são valiosíssimos, mas o olhar “por dentro” também.

O carro é como o nosso corpo. A gente vai cuidando daquilo que a gente sabe, enxerga, mas por dentro, uma série de órgãos e outros processos estão na ativa também. ão preciso dar a devida atenção, ir ao médico regularmente e não apenas quando algum sintoma surgir.

Com o nosso automóvel também é assim.

Não espere uma luz acender, um cheiro estranho aparecer, uma pane. Um carro “saudável” é aquele que está com as manutenções em dia, afinal itens como óleo, filtro, motor, freios contam, e muito, na hora de economizar combustível. 

E nem sempre você vai saber exatamente como esses componentes estão ou se já está na hora de trocar, por exemplo. 

8 – BÔNUS: Tenha uma scooter elétrica

Saber como economizar combustível pode ser também a porta de entrada para um mundo mais sustentável, se você repensar a sua forma de mobilidade.

O mercado dos veículos elétricos já é uma realidade no Brasil. Hoje, cada vez mais pessoas buscam por alternativas de mobilidade que levem em consideração os benefícios para o meio ambiente e, de quebra, a economia no bolso.

Nesse contexto, as scooters elétricas entraram com tudo. Práticas, não requerem manutenção, econômicas e sustentáveis, são ótimas opções para você que quer economizar com o combustível. 

Imagine só poder rodar até 50km com apenas uma recarga? É como colocar o celular para carregar e ficar com a bateria o dia todo.

Mas não é só isso! Veja neste post outras 6 vantagens de ter uma scooter elétrica e começar a economizar combustível de uma vez por todas.

E se você quer saber mais sobre o universo das motos elétricas, entre em contato agora mesmo. Será um prazer tirar todas as suas dúvidas!

Você também pode se interessar por:

As 7 maiores dúvidas sobre scooter elétrica
Como saber se ter uma scooter vale mesmo a pena?

 

Posts Relacionados

onde pode andar com moto elétrica
  • Data: 02.07.2022
  • Por: Por: administrador

Onde pode andar com moto elétrica? Descubra!

Rodovia, ciclovia, vias de trânsito rápido, ciclofaixa? Afinal, onde pode andar com moto elétrica? E também com scooter elétrica? É o que você descubrirá neste artigo.

Saiba Mais