O que é sustentabilidade? Entenda de uma vez por todas este conceito
tenetVocê sabe o que é sustentabilidade? Esta é uma palavra que tem se feito cada vez mais presente no nosso cotidiano.
Entretanto, seu conceito ainda é incompreendido por muitas pessoas, principalmente por aquelas que costumam restringir sua definição ao aspecto ambiental.
Neste artigo, além de entender de uma vez por todas o que é sustentabilidade, você verá como a sustentabilidade se faz presente também nos aspectos social e econômico.
E, ainda, qual é a relação das motos elétricas com a sustentabilidade.
O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque. O que nem todo mundo sabe é que este conceito é relativamente novo.
Ele foi abordado, pela primeira vez, no ano de 1987, pela ex-primeira-ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland, que atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU).
Brundtland levantou a questão por meio do termo “desenvolvimento sustentável” que, conforme exposto em um livro de sua autoria, significa:
“Suprir as necessidades do presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.
Ou seja, o conceito de sustentabilidade traz à tona a importância e necessidade da sociedade atual retirar do planeta os recursos necessários para sua sobrevivência e desenvolvimento sem comprometer sua continuidade.
É uma forma de consumo mais consciente e respeitosa, pautado não apenas na economia de recursos, mas principalmente no equilíbrio entre o que retiramos da natureza e o que oferecemos em troca.
E, sobretudo, na preservação dos recursos naturais que, se explorados de forma sustentável, podem ficar disponíveis para as próximas gerações e durar para sempre.
Em simples palavras, podemos dizer ainda que sustentabilidade é quando sociedade e natureza estão em harmonia.
Mas de que forma podemos garantir esta sustentabilidade? É o que veremos a seguir.
Veja também: COP 26: o que a conferência do clima nos ensina sobre novos hábitos
O tripé da sustentabilidade
Entretanto, para que a sustentabilidade seja garantida, três pilares devem estar em integração e equilíbrio. São eles: sociedade, meio ambiente e economia.
Há quem acrescente ainda cultura e tecnologia nesta lista, mas, aqui, falaremos apenas do tripé da sustentabilidade.
Entenda melhor sobre cada um dos princípios que o compõe:
- Social: Saúde, educação, emprego, justiça social e lazer são alguns dos aspectos envolvidos no princípio social da sustentabilidade. Aqui, o foco são as pessoas, como elas vivem e iniciativas voltadas para a promoção do seu bem-estar e desenvolvimento social.
- Ambiental: Sabe aquela famosa expressão “ecologicamente correto”? É basicamente o que trata o princípio ambiental da sustentabilidade. A ideia, aqui, é conscientizar população e empresas sobre a maneira como utilizam os recursos naturais do planeta. Isso com o objetivo de evitar impactos negativos e garantir sua conservação.
- Econômico: Já o princípio econômico da sustentabilidade tem como base métodos e estratégias que propiciem o crescimento econômico e o desenvolvimento social sem precisar devastar o meio ambiente. Ou seja, a partir da gestão adequada dos recursos naturais.
Benefícios da sustentabilidade
O mais importante é que promover a sustentabilidade, significa garantir benefícios para todos.
E não só a longo prazo, como muitos podem imaginar. Há vantagens que podemos perceber já a médio prazo e, inclusive, a curto prazo.
Confira algumas delas:
- Promoção de um consumo mais consciente e respeitoso;
- Diminuição da poluição ambiental;
- Manutenção da vida terrestre;
- Diminuição das catástrofes naturais causadas por impactos ambientais;
- Promoção do bem estar social e ambiental;
- Preservação dos recursos naturais;
- Melhora da qualidade de vida da população;
- Redução da desigualdade social;
- Disponibilidade de recursos para as próximas gerações sobreviverem e se desenvolverem;
- Entre tantos outros.
Agora entenda, na prática, o que é sustentabilidade
Se todas essas definições sobre o que é sustentabilidade ainda não foram suficientes para você entender de uma vez por todas esse conceito, vamos para alguns exemplos práticos.
Para quem acredita que a sustentabilidade é uma questão muito distante da nossa realidade, já adiantamos que ela pode ser adotada a partir de ações individuais simples e cotidianas.
Como, por exemplo, investir na caminhada ou em equipamentos de mobilidade individual autopropelido para trajetos curtos.
Equipamento de mobilidade individual autopropelido: o que é e como funciona?
Ou até mesmo na adoção de transportes coletivos ou caronas, a fim de evitar mais um carro na rua.
Transportes não poluentes: quais são e por que usá-los?
A sustentabilidade passa, ainda, por ações comunitárias, que são aquelas que conseguem alcançar um maior número de pessoas e melhorar a qualidade de vida da população.
Como é o caso da implantação de uma horta comunitária ou de projetos de geração de renda para a população carente.
E por fim, mas não menos importante, não podemos deixar de mencionar as ações globais, que têm um maior potencial de alcance.
É o caso do desenvolvimento de tecnologias que possibilitem o uso de fontes energéticas renováveis.
Sustentabilidade e moto elétrica: qual é a relação?
E antes que você se pergunte o que um artigo sobre “o que é sustentabilidade” está fazendo em uma página sobre scooter elétrica, a gente já te explica essa relação.
Na verdade, uma coisa está diretamente relacionada à outra. O problema é que muitas pessoas veem a moto elétrica apenas como uma forma de garantir economia para o bolso.
Mas os veículos elétricos, sejam eles carros ou motos, têm muito mais a oferecer do que economia e praticidade. Eles são meios sustentáveis de transporte.
Baterias elétricas: o futuro da mobilidade sustentável e econômica
Há, inclusive, pessoas que vêm apostando neste modal justamente por esse apelo ecológico.
Principalmente aqueles que já haviam abandonado o carro e migrado para patinete, bicicleta e outros meios de transporte, mas que precisam de um veículo mais ágil para percorrer longas distâncias.
Como tais veículos não são movidos a combustíveis fósseis, mas sim por eletricidade, são considerados não poluentes.
O que são combustíveis fósseis? Entenda!
E isso contribui diretamente para a redução da emissão de CO2 na atmosfera, um grande problema dos centros urbanos, e para uma melhor qualidade do ar e de vida da população.
Além do mais, como as motos elétricas não possuem motores e escapamentos, elas são muito mais silenciosas, o que também contribui para a redução da poluição sonora das cidades.
É claro que há pessoas que questionam os impactos ambientais dos materiais utilizados nas baterias elétricas, como é o caso do lítio.
Mas, ainda assim, é um modal que contribui significativamente menos com a emissão de gases estufa na atmosfera.
Além do mais, a bateria de lítio pode ser reaproveitada e ainda gerar impactos positivos no mundo.