O que são combustíveis fósseis? Entenda!

Home / Scooter Elétrica / O que são combustíveis fósseis? Entenda!

o que são combustíveis fósseis
28 dez, 2022

Você sabe o que são combustíveis fósseis, como eles se formam e como se dá sua utilização no Brasil e no mundo?

Neste artigo, além de encontrar as respostas para essas perguntas, você verá que, apesar de possuir um grande potencial, sua utilização pode gerar danos à natureza e à saúde humana.

Por outro lado, também entenderá de que forma a mobilidade elétrica vem se apresentando como uma alternativa neste cenário.

Entenda o que são combustíveis fósseis

Se você está procurando entender melhor o que são combustíveis fósseis, provavelmente não deve fazer ideia do seu importante papel no mundo.

Então, para começar, nada mais justo do que pontuar que os combustíveis fósseis representam aproximadamente 80% da demanda energética mundial.

Isso significa que são combustíveis que possuem um alto teor calorífico e, consequentemente, um grande potencial de produção de energia.

Além do mais, a utilização de tais combustíveis não se restringem aos veículos, como muitos podem imaginar, mas se estende também às indústrias e até residências, como você verá mais adiante.

Mas agora vamos lá explicar, de fato, o que são combustíveis fósseis.

Trata-se de um elemento natural proveniente da decomposição orgânica de seres vivos, como animais e vegetais, amplamente utilizado desde a Revolução Industrial.

Em um primeiro momento, esta definição pode gerar um certo espanto e até mesmo aversão em algumas pessoas: “como assim decomposição de seres vivos?”.

Então, para não restar dúvidas, vale esclarecer que os seres vivos em questão se encontram nas camadas mais profundas do solo, ou seja, são restos orgânicos soterrados com sedimentos na crosta terrestre.

E, ainda, que tal decomposição é feita a partir de processos geológicos, como a ação das bactérias, da pressão e do calor, capazes de transformá-los em combustíveis fossilizados.

Entretanto, esse processo acontece de forma bem lenta, dentro do tempo geológico e não da escala humana, levando milhares ou até milhões de anos.

E é justamente isso que faz os combustíveis fósseis serem classificados como uma fonte de energia não renovável, ou seja, que se esgota na natureza.

Combustíveis fósseis: quais são?

Agora que você já sabe o que são combustíveis fósseis, é hora de conhecer quais são eles, como se formam e de que maneira cada um funciona.

-Petróleo

o que são combustíveis fósseis

O petróleo é a principal fonte de energia utilizada pela humanidade

Considerada a principal fonte de energia da atualidade, o petróleo é popularmente conhecido como um óleo viscoso, de cor escura.

O que talvez você não sabe é que ele é formado, principalmente, por restos de pequenos seres marinhos que se acumularam no fundo de oceanos, mares e lagos que, pressionados pelos movimentos da crosta terrestre, dão origem à substância.

Mas engana-se quem pensa que sua função é apenas gerar energia elétrica. Este elemento possui múltipla utilização.

Além de se apresentar na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, é uma importante matéria-prima industrial.

Moto elétrica: uma alternativa para fugir da alta do combustível

Asfalto, espuma, velas, plástico, cosméticos e até mesmo chiclete são algumas das aplicações derivadas do petróleo.

-Carvão mineral ou natural

Já o carvão é considerado a primeira fonte de energia utilizada mundialmente em escala industrial.

Este tipo de combustível fóssil é originado a partir da fossilização da madeira e constituído por uma grande quantidade de carbono.

Além do mais, é classificado em quatro tipos: linhito; antracito, o mais raro; turfa, o que possui menor poder calorífico; e hulha, o mais comum deles e o mais importante comercialmente.

É bastante utilizado em usinas termelétricas, siderúrgicas e em indústrias químicas.

E, ainda, em combustíveis, plásticos, tintas, produtos de limpeza, fertilizantes e até medicamentos.

-Gás natural

Por fim, temos o gás natural, que se forma da mesma maneira que o petróleo e, portanto, pode ser encontrado em jazidas petrolíferas ou em terrenos similares.

Entre os três, este é o combustível fóssil que apresenta menos danos à atmosfera, ou seja, é o menos poluente. Em contrapartida, tem transporte e armazenamento limitados.

Constituído principalmente de metano, é utilizado também para gerar eletricidade, movimentar veículos, mas não somente isso.

Também é matéria-prima para a fabricação de plásticos, síntese de compostos orgânicos, geração de calor em indústrias e até aquecimento de residências.

Utilidades e danos dos combustíveis fósseis

Conforme apontado anteriormente, é indiscutível que os combustíveis fósseis possuem uma grande utilidade não só no Brasil, mas em todo mundo.

Mais do que fonte de energia e combustível, eles são responsáveis por uma variedade de produtos para a sociedade.

Em contrapartida, não podemos deixar de pontuar os danos que eles causam não só ao meio ambiente, mas também à saúde humana.

Como você já deve ter ouvido falar, a queima dos combustíveis fósseis acaba liberando uma quantidade elevada de gases poluentes na atmosfera.

Transportes não poluentes: quais são e por que usá-los?

E é justamente seu uso exagerado que causa graves problemas ambientais como chuvas ácidas, fuligens, poluição atmosférica e destruição da camada de ozônio.

Sem contar a intensificação do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global, o aumento de problemas respiratórios e a redução da qualidade de vida.

Outrossim é que, conforme já mencionado, os combustíveis fósseis não são renováveis, o que significa que um dia suas reservas chegarão ao fim.

Além do mais, são fontes energéticas caras.

Combustíveis fósseis X mobilidade elétrica: qual é a relação?

o que são combustíveis fósseis

Como as motos elétricas utilizam a eletricidade como fonte de energia, não há queima de combustíveis fósseis nesse tipo de veículo

Agora que já falamos sobre o que são combustíveis fósseis, como eles funcionam e quais suas vantagens e desvantagens, é hora de entender sua relação com a mobilidade elétrica.

Conforme você pôde ver no decorrer do artigo, este tipo de combustível é considerado uma fonte de energia não renovável, de alto custo e poluidora. Portanto, não há dúvidas de que é preciso repensar seu uso.

E é justamente aí que a mobilidade elétrica entra: como uma alternativa para a utilização de combustíveis fósseis e uma opção para uma mobilidade urbana mais sustentável.

Sobretudo as motos e scooters elétricas, que são menores, mais baratas, ágeis e acessíveis.

Scooter Elétrica: Vantagem e solução em mobilidade urbana

Afinal, além de contribuírem para a redução da poluição sonora, um grande problema dos centros urbanos, esses veículos proporcionam uma diminuição da poluição atmosférica.

Isso porque as motos elétricas utilizam a energia elétrica como fonte de energia. Portanto, não há queima de combustíveis fósseis, como acontece nos modelos convencionais.

Você também vai gostar de ler